7 motivos para escolher seu neonatologista

nurse

nurse

Olá mammys,

Existem alguns cuidados que podemos ter durante a gestação e que fazem toda a diferença na assistência aos nossos bebês.

Todo mundo escolhe seu ginecologista/obstetra com muita atenção e carinho; escolhemos, e desenvolvemos confiança durante todo o período gestacional. O que ninguém se lembra é que, responsável também pelo sucesso desse momento tão especial que é o parto, e o nascimento da pessoa mais importante do mundo, é o neonatologista.

O neotatologista é o médico que cuida o bebê desde o primeiro segundo de vida. É ele quem pega nosso filhinho no colo pela primeira vez, e de certa forma, é ele quem dá o primeiro abraço e o primeiro aconchego. Escolher seu neonatologista faz desse momento, mais especial ainda, e nosso bebezinho merece esse carinho.

Para ajudar nessa escolha tão especial, e lembrar da importância que esse profissional tem nas nossas vidas, entrevistei o Dr. Bruno Shoiti, formado pela Faculdade de Medicina da USP, especializado em pediatria e neonatologia também pela USP, onde se dedicou nos últimos anos ao ensino médico. Além de cuidar de seus pacientes no consultório também atua em UTI neonatal e maternidade. Atualmente é médico pesquisador da Faculdade de Medicina da USP.

  • Qual a função do neonatologista?

O neonatologista é o pediatra especializado no cuidado dos recém-nascidos. Portanto sua função é cuidar da criança desde seu primeiro instante de vida.
A neonatologia tem avançado muito, conseguindo menores índices de mortalidade graças a maior compreensão das peculiaridades dos recém-nascidos, melhores equipamentos e medicamentos.

  • O que devemos analisar para escolher um neonatologista?

Deve-se analisar principalmente a formação universitária, a capacitação em reanimação neonatal e aleitamento materno.

  • Em que momento da gestação, devemos procurar um neonatologista?

Oriento procurar o neonatologista no início da gestação.

  • O neonatologista poderá fazer o seguimento do bebê que assistiu ao nascimento? Até que idade?

Sim. O neonatologista é um pediatra especialista no cuidado do recém nascido mas também pode acompanhar o paciente durante toda a infância e adolescência.

  • Qual o papel do neonatologista no aleitamento materno?

O papel do neonatologista é fundamental na amamentação já que é um dos primeiros profissionais a incentivar e orientar o aleitamento materno após o parto. Muitos estudos já comprovam que amamentar o bebê na primeira hora de vida diminui a chance de desmame e diminui a mortalidade infantil. Assim, o neonatologista tem um papel importante nessa hora.

  • Posso procurar um neonatologista que não atendeu meu bebê no nascimento?

Sim, principalmente para os bebês que necessitaram de cuidados de terapia intensiva ao nascer, como por exemplo os recém-nascidos
prematuros, é aconcelhado que um neonatologista faça esse seguimento.

  • Quais as doenças mais frequentes que posso prevenir ou tratar precocemente, quando escolho meu neonatologista?

Muitas doenças podem ser evitadas ou tratadas precocemente como a asfixia perinatal, infecções e distúrbios respiratórios.

  • Quais as orientações de cuidados com o banho e coto umbilical do recém-nascido?

O coto umbilical deve ser higienizado com álcool 70% após cada troca de fralda. Não é recomendada a utilização de faixas, gazes, curativos oclusivos ou qualquer outro produto no coto.
Em relação ao banho, é indicado o uso de sabonete neutro. A água do banho deve ser morna e a melhor maneira de verificar a temperatura é colocando a parte debaixo do pulso na água. Se estiver agradável para você, estará para o bebê. Lembre-se de lavar o coto umbilical normalmente, com água e sabão, durante o banho.

  • Em que momento você encaminha seus pacientes ao dermatologista?

As principais patologias são doenças congênitas como por exemplo o hemangioma. Outra doença muito frequente é a dermatite atópica.

 

Então para concluir, eu pontuei 7 motivos para escolher seu neonatologista:

  1. É o primeiro médico a cuidar da saúde dos nossos filhos
  2. Ele pode fazer todo o seguimento durante o desenvolvimento dos nossos bebês
  3. Ele é capaz de orientar a melhor maneira de instituir e manter o aleitamento materno, logo nas primeira horas de vida dos bebês
  4. Ele orienta os cuidados com os bebês nascidos a termo ou sendo prematuros, ou mesmo com algum tipo de complicação
  5. Ele dá a primeira assistência à respiração dos nossos filhos, e irá intervir se algo der errado nos primeiros minutos de vida
  6. É um médico essencial na sala de parto
  7. Por último, e um dos pontos mais importantes para mim, ele é o responsável pelo primeiro gesto de carinho que nosso filhos irão receber: o aconchego de um abraço.

Espero que tenham gostado dessas dicas. Muita saúde aos nossos bebês e os que estão por vir.

Beijos.

 

Sobre o autor
mammyderma Nascida em Campo Grande - MS, formada em medicina em 2008, especializada em dermatologia em São Paulo - SP. Mãe da Sofia e Valentina. Ênfase em dermatologia pediátrica, oncologia cutânea (FMUSP-SP) e dermatologia estética.
 

Comments

comments